Blog Clave de Sol - ano IV


15 setembro, 2006

Semana Farroupilha


A Maior Festa Popular do Rio Grande do Sul

A semana Farroupilha relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império que ocorreu entre 1835 a 1845, cujo Marco Inicial aconteceu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. A Revolução Farroupilha foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. Esse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua Capital.

Hoje é um momento especial de culto às tradições gaúchas, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. E envolve praticamente toda a população do Estado em locais organizados para festejos.

Um bom fim de semana para os amigos de todas as querências
Abraços e beijos


"Quem quiser saber quem sou,
olha para o céu azul,

e grita junto comigo,
viva o Rio Grande do Sul!

O lenço me identifica,
qual a minha procedência,
da província de São Pedro,
padroeiro da querência.

Ó meu Rio Grande de encantos mil,
disposto a tudo pelo Brasil.
Querência amada dos parreirais,
da uva vem o vinho, do povo vem o carinho,
bondade nunca é demais.
Berço de Flores da Cunha,
e de Borges de Medeiros.
Terra de Getúlio Vargas,
presidente brasileiro.

Eu sou da mesma vertente,
que Deus saúde me mande,
E que eu possa ver muitos anos,
o céu azul do Rio Grande.

Te quero tanto,
torrão gaúcho,
morrer por ti,
me dou o luxo.

Querência amada, planícies e serras,
os braços que me puxa,
da linda mulher gaúcha,
beleza da minha terra.
Meu coração é pequeno,
porque Deus me fez assim,
o Rio Grande é bem maior,
mas cabe dentro de mim.

Sou da geração mais nova,
poeta bem macho e guapo,
Nas minhas veias escorrem,
o sangue herói dos farrapos.

Deus é gaúcho,
de espora e mango,
foi maragato,
ou foi chimango.
Querência amada,
meu céu de anil.
Este Rio Grande gigante,
mais uma estrela brilhante na bandeira do brasil."

(Querência Amada - Teixeirinha)

Marcadores: , ,

7 Comments:

  • Clap clap clap !!!!

    Mas Barbaridade, louco de bueno pra mais de metro.

    É, essa semana que se inicia é especial a todo o povo Sul. Nossas lutas, nossas batalhas em busca de um ideal de liberdade.

    Para ilustrar um pouco do amor, da saudade e do acalanto por estes pagos, segue um trechinho de uma linda canção do meu "amigo", saudoso Lambari...

    "E Rosa Flor, a flor mais linda do Rincão, tomou um mate pra beijar os lábios seus..."

    Uma ótima semana !!!

    By Blogger PonchoVelho, at 16/9/06 11:11 PM  

  • cris, embora longe eu amo este rio grande tão querido......

    como a aurora precursosra do farol da divindade, foi o 20 de setembro
    o precursor da liberdade
    mostremos valor constância, nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra
    mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude acaba por ser escravo

    e tenho dito

    By Anonymous Anônimo, at 17/9/06 2:25 PM  

  • CRIS, FUI EU A VIVI QUE ESCREVEU ...EU SOU A ANÔNIMA....
    AH TU SABE QUE NÃO LEVO JEITO COM COMPUTADOR

    By Anonymous Anônimo, at 17/9/06 2:27 PM  

  • ESTOU APRENDENDO

    By Anonymous Anônimo, at 17/9/06 2:27 PM  

  • AGORA SIM VAI SAIR BONITO.....



    EU AMOVC MEU RIO GRANDE DO SUL TÃO AMADO

    By Anonymous Anônimo, at 17/9/06 2:28 PM  

  • Maninha...
    Que linda homenagem ao nosso Rio Grande !!!!!
    Que saudades do meu Rio Grande amado ... que saudades de vcs.
    "É o meu Rio Grande do Sul... Céu, Sol, Sul, Terra e cor, onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o Amor"
    beijos, Bia.

    By Anonymous Anônimo, at 17/9/06 11:09 PM  

  • Parabéns pelo dia dos Gaúchos!!!

    parabéns pelo blog....ta manero

    gostei

    bjosssssssssss

    By Anonymous Anônimo, at 20/9/06 12:10 AM  

Postar um comentário

<< Home