Blog Clave de Sol - ano IV


13 julho, 2007

DIA INTERNACIONAL DO ROCK

Dia do Rock... é isso mesmo, hoje é o DIA INTERNACIONAL DO ROCK. Essa data foi marcada no ano de 1985, num evento contra a fome na Etiópia que aconteceu simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA), o Festival Live Aid. Em prol desse movimento, participaram grandes artistas do cenário do Rock Mundial, como Duran Duran, Santana, Bob Dylan, The Who, U2, Queen, Rolling Stones, Ozzy Osbourne, David Bowie, entre outros. Por causa dessa ação conjunta de roqueiros, foi criado esse dia para comemorar o Estilo Musical... esse um Jovem com mais de 50 aninhos de existência.

Na década de 50, surgiu da mistura do country de Memphis, EUA, e do blues irreverente dos guetos americanos o início de uma Era, com rebeldia, ousadia, coragem e, sem dúvida, muita atitude... O "Rock n'Roll", que veio de uma frase do poeta Dylan Thomas - "pedras que rolam não criam limo", mas existia uma gíria entre os bluesman que utilizava como termo no sentido de movimentação, ou erotismo sexual.
No decorrer desses 50 e poucos anos, muita coisa nova foi criada. Muitos artistas revolucionaram o estilo, inovando com diferentes instrumentos e maneiras de tocá-los, criando novos movimentos fazendo desse novo estilo musical, uma arma a favor de causas justas. Da Europa, mais precisamente, na Inglaterra surgiu uma forte criação de novas bandas de rock. Delas são citadas: Beatles, Rolling Stones, The Smiths, The Who, Yardbyrds, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Pink Floyd, Genesis, Yes, Sex Pistols, The Police, Oasis, Coldplay. E além destas, muitas outras surgiram no cenário do rock conquistando legiões de fãs.

Já o cenário do rock brasileiro surgiu no começo da década de 60, com os primeiros sucessos de Celly Campello e logo em seguida a Jovem Guarda de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléia. Com suas letras românticas e ritmo acelerado, o Rock Nacional começa fazer sucesso entre os jovens. Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.
Na década de 80, que para muitos é o auge do Rock Nacional, aparecem bandas com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana como: Blitz, Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor entre tantas outras. Nesse embalo de grandes sucessos e ótimas referências, chega na década de 90 com bandas como: Skank, Jota Quest, Raimundos, Pitty, Papas da Língua, entre outros.

A Clave de Sol vem homenagear a quem tanto admira, e é por uma das razões de sua existência. O Rock é um de seus alimentos, como vocês notam ao visitarem esse espaço.
Procurei juntar muitos dos responsáveis por esses mais de 50 anos de vida, no mundo e no Brasil... sei que deixei de fora alguns, não por descaso, mas por ser impossível juntar tanta gente maravilhosa. Abaixo vocês podem ver álbuns com fotos cronológicas de grandes mestres do Rock mundial.
E muito Rock n' Roll a todos.
Tenham um ótimo fim de semana ao som de um dos melhores clássicos do Rock.
Bjosss

Cris


(Bill Halley and the Comets - Shake, Rattle and Roll)


“Rock’n’roll é tão fabuloso, as pessoas deviam começar a morrer por ele. (...) As pessoas simplesmente devem morrer pela música. As pessoas estão morrendo por tudo o mais, então por que não pela música? Morrer por ela. Não é bárbaro? Você não morreria por algo bárbaro? Talvez eu deva morrer. Além do mais, todos os grandes cantores de blues morreram. Mas a vida está ficando melhor agora. Não quero morrer. Quero?”
(Lou Reed - ex-Velvet Underground)

Marcadores: ,

4 Comments:

  • Parabêns GNCeP, ficou show tua postagem, digna dos Deuses que são homenagedos. Os albuns então estão perfeitos. Você estav com receio, por não ter como falar de todos, mas o Olimpo do Rock esta otimamente representado. E viva o Rock, principalmente aquele com 3 ou 4acordes de guitarra, rsrs.

    By Blogger Fabian, at 13/7/07 11:08 AM  

  • Cris to no seu blog, vejo q vc mudou muita coisa, ta muito bom
    muito legal mesmo

    By Anonymous Franci Wilton, at 14/7/07 1:09 AM  

  • amiga!
    bem sabe que não sou muito do tal do rock - só um pouco!..........mas está muito bacana...........valeu pela lembrança de toda essa gente danada de boa......... as fotos fecharam com nota 10!
    beijocas, vivi

    By Anonymous VIVIANE, at 15/7/07 6:17 PM  

  • Ele, quem é ele?
    Esse tal de roque enrow...

    O rock é o ritmo trilha sonora da minha vida...
    Vida longa ao bom e velho rock and roll...

    By Blogger Chawca, at 19/7/07 3:17 PM  

Postar um comentário

<< Home