Blog Clave de Sol - ano IV


15 dezembro, 2007

100 anos do Mestre Niemeyer

Croqui de Oscar Niemeyer
Corcovado, na visão de Oscar Niemeyer

A poesia, a música e a arquitetura se misturam formando uma só arte.
As ondas da música de Tom Jobim se misturam com as belas formas poéticas das curvas da arquitetura de Oscar Niemeyer.
Brasileiro, natural do Rio de Janeiro, ilustre e mestre na arte da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer completa hoje seus 100 anos com muito vigor e sempre com o pensamento nas formas tropicais, demonstrando o amor pela natureza onde vive.
Suas obras esculturais estão espalhadas em vários países como Espanha, França, Itália, Argélia, Israel, Emirados Árabes e Senegal, encantando a todos.
Eu particularmente tenho um fascínio sobre suas obras. E com muito prazer, visitei algumas de suas esculturas arquitetônicas aqui no Brasil, onde pude registrar com fotos o meu apreço a cada curva e a sensualidade que seus detalhes proporcionam, admirando-o ainda mais. E com orgulho de tê-lo como mestre, por ser um brasileiro visto aos olhos do mundo como entre os melhores "Deuses do Concreto". Sendo o único brasileiro a ocupar, honrosamente, o 9º lugar na lista dos 100 maiores gênios vivos no mundo.
Hoje a Clave homenageia esse brasileiro que deixa gravado em concreto sua arte para a humanidade apreciar por muitos séculos.
OSCAR NIEMEYER, PARABÉNS PELOS SEUS VALOROSOS 100 ANOS DE VIDA.


Cris Soares


Oscar Niemeyer na Clave
Oscar Niemeyer Soares Filho
Poeta da Arquitetura

“Não é ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta. Dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo. O universo curvo de Enstein.”
(Oscar Niemeyer)


Marcadores: , , , , ,

2 Comments:

  • Parabéns ao inigualável Oscar e um bom fim de semana para ti.

    By Anonymous Anônimo, at 15/12/07 5:19 PM  

  • Quando fui a Brasília fiquei encantado com a Catedral...
    Ele realmente é um gênio e fez coisas impensáveis para sua época...

    Essa deveria ser a imagem do Brasil, inteligente e criativo...

    Dixo aqui meus votos de Feliz Natal e um Ano Novo melhor ainda para todos nós,,
    Um beijo

    By Blogger Chawca, at 21/12/07 1:59 PM  

Postar um comentário

<< Home